São José da Laje lança cursinho preparatório ao ENEM: “Avança ENEM Laje”

Nesta quarta dia 10, foi lançado em nível municipal o Cursinho Pré-ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) “Avança Enem Laje”. Numa iniciativa da Prefeitura Municipal junto com a Secretaria Municipal da Educação, jovens estudantes concluintes da 3ª série do Ensino Médio, bem como estudantes egressos e que já possuem o Ensino Médio, podem, a partir de 80 vagas ofertadas, assistirem às aulas preparatórias para submissão ao Exame, que ocorrerá em novembro próximo.

Segundo a Prefeita Angela Vanessa: “Esta iniciativa se configura como um marco em nossa administração, tendo em vista que, mesmo que o Ensino Médio seja responsabilidade da esfera estadual, a promoção de um Cursinho dessa envergadura visa a um investimento na futura entrada de profissionais lajenses nos mais distintos ramos da administração pública e da iniciativa privada”, pontua a prefeita.

Ainda, segundo a Secretária da Educação, Glaudes Souza: “Tal projeto foi esboçado na gestão anterior e, em razão da pandemia da COVID-19 não conseguimos ativá-lo; no entanto, somente agora é possível nos sentirmos mais seguros e termos um objetivo voltado à continuidade de formação de nossos estudantes, que, certamente, serão futuros profissionais em nossa municipalidade”, destaca.

Por fim, a coordenadora do Cursinho, a profa. Elenilda Nogueira, salienta: “Como professora da Rede Municipal de Ensino, tenho percebido o quanto temos avançado no âmbito das políticas públicas locais. O empenho de implantar um cursinho desse porte reafirma o compromisso cidadão com cada um/uma lajense.”

As aulas ocorrem no período noturno, na Escola Municipal Presidente Médici, tendo em vista os interesses por áreas de conhecimento, segundo a matriz de competências do ENEM, de cada um/uma estudante. Docentes com essa experiência de ensino foram acionados para, juntos, desenvolver práticas voltadas à verticalização do conhecimento por meio de acesso – na garantia de direitos constitucionais – ao ensino superior, especialmente, o público. O Cursinho já se projeta como um card de sucesso a todos os envolvidos.