Prefeitura de São José da Laje realiza ações de incentivos e conscientização do aleitamento materno nas creches do município

A prefeitura de São José da Laje, por meio da Secretaria Municipal de Educação tem realizado ações de incentivo ao aleitamento materno nas creches do município, atualmente cerca de 520 crianças de 01 mês a 02 anos e 11 meses estão matriculadas em tempo integral nas quatro creches municipais, muitas delas ainda tem o leite materno como principal fonte de alimento.

Gestores, educadores e nutricionistas têm conversado com as mamães dos alunos recém-nascidos sobre a importância do aleitamento materno na primeira infância, com isso as mães que estão amamentando durante os dias de aula nas Creches são aconselhadas a irem à unidade para amamentarem seus filhos, o município através da secretaria de educação tem ofertado todo o suporte necessário para que a amamentação destas mães não seja interrompida.

Além do leite materno, as crianças recebem cinco refeições por dia, entre café da manhã, lanches (frutas) e almoço, tudo acompanhado pela equipe nutricional do município.

A mamãe do pequeno aluno Lorenzo de 03 meses, a jovem Adriana falou da importância da creche no seu dia a dia. “Confesso que no inicio estava muito insegura, mas vi o quanto todos aqui na creche são atenciosos e o cuidado que tem com as crianças, a estrutura é muito boa, tem de tudo, e saber que tenho todo apoio e suporte para poder amamentar meu filho aqui é muito bom, não só para mim, mas para todas as mães que também amamentam seus filhos aqui na creche.” Comentou Adriana enquanto amamentava o pequeno Lorenzo.

“Está mais do que comprovado que o leite materno é o melhor alimento, portanto a conscientização é fundamental, tanto na rede municipal quanto na sociedade, para o benefício das crianças, e como gestores e educadores não estamos medindo esforços para conscientizar as mães e facilitar a amamentação no dia a dia das nossas crianças ”, afirmou secretária de Educação, Glaudes Souza.